Glossário

GLOSSÁRIO

Segmentos

  • Alugadas e Administradas (Leased and Managed Locations): engloba contratos de locação ou fornecimento de mão-de-obra firmados com a iniciativa privada para operação de áreas de estacionamento nos mais diversos segmentos, como: edifícios comerciais, shoppings, hospitais, instituições de ensino, terrenos, etc.. Os contratos possuem como características gerais menor alocação de CAPEX e prazos de até 5 anos.
  • Contratos de Longo prazo (Long Term Contracts): engloba contratos de locação ou cessão de uso firmados com a iniciativa privada e que demandam investimentos em infraestrutura e/ou uma outorga inicial. Destacam-se operações de estacionamento nos segmentos de: aeroportos, shopping centers, arenas, etc. Os contratos possuem como características gerais maior alocação de CAPEX e prazos de 5 a 30 anos.
  • Concessões On-Street: são contratos de gestão de estacionamentos rotativos em vias públicas firmados com as prefeituras municipais que concedem o direito de exploração. A contrapartida inclui investimentos em parquímetros, infraestrutura, sinalização, tecnologia de fiscalização e outorgas. Os contratos possuem como características gerais alocação de CAPEX diversificada e prazos de 5 a 20 anos.
  • Concessões Off-Street: engloba contratos com a administração pública, conquistados através de processos licitatório e podem ter perfil de infraestrutura, demandando volumes maiores d CAPEX. São contratos que se situam fora das vias públicas, incluindo principalmente, aeroportos e garagens subterrâneas.  Os contratos possuem prazos entre 5 e 20 anos.
  • Propriedades (Properties): consistem em ativos imobiliários (garagens ou vagas de estacionamentos) como unidade autônoma do empreendimento em que se situa. Prazo perpétuo.
  • Outros (Others): consiste em receitas acessórias e custos operacionais indiretos que não são especificamente identificáveis para um segmento, receitas acessórias de produtos e serviços digitais (AutoTech) como corretagem de seguros, parcelamento de IPVA, multas, licenciamento, serviços de despachante, TAG, entre outros.

Outros termos

  • Churn: indicador de perda de contratos, seja por iniciativa da Companhia ou iniciativa de terceiros. É calculado pela Margem de Contribuição LTM (last twelve months) de operações encerradas dividida pela Margem de Contribuição Total LTM.
  • Duration: indicador que mede, em anos, o prazo médio remanescente de contratos, ponderado pelos resultados anualizados destes contratos.
  • Duration da Dívida: indicador que mede, em anos, o prazo médio ponderado remanescente das dívidas financeiras.
  • TPV (Total Payment Value): indica o volume total de pagamentos transacionado nas plataformas digitais
  • EBITDA e EBITDA Ajustado: O EBITDA é uma medição não contábil elaborada pela Companhia em consonância com a Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) nº 527, de 4 de outubro de 2012, e consiste no lucro líquido (prejuízo) ajustado pelo resultado financeiro líquido, pelo imposto de renda e contribuição social sobre o lucro e pelos custos e despesas de depreciação e amortização.  A Margem EBITDA consiste no EBITDA dividido pela Receita Líquida de serviços prestados. Os ajustes realizados no EBITDA, assim como na margem EBITDA da Companhia consideram a exclusão de efeitos não-recorrentes evidenciados nas seções anteriores e excluem também os efeitos do IFRS16 e IFRIC12.
  • FFO e FFO Ajustado: O FFO (Funds From Operations) é uma medição não contábil divulgada pela Companhia, conciliada com suas demonstrações financeiras consolidadas, e consiste no lucro (prejuízo) do exercício da Companhia, antes do imposto de renda e contribuição social diferidos, do resultado financeiro FFO (sem efeito caixa) e da depreciação e amortização (custos e despesas). São ajustados também os efeitos do IFRS16 e do IFRIC12. Representa a geração de caixa própria e que poderá financiar as atividades da Companhia.

Última atualização: 15 agosto, 2023