Perguntas Frequentes

1) Qual é o código da ação e onde ela é negociada?

O código da ação da Estapar é ALPK3 e é negociada somente na B3.

2) O que é o Novo Mercado?

O Novo Mercado é um segmento de listagem destinado à negociação de ações emitidas por companhias que se comprometam, voluntariamente, com a adoção de práticas de governança corporativa adicionais em relação ao que é exigido pela legislação.

A principal inovação do Novo Mercado, em relação à legislação, é a exigência de que o capital social da companhia seja composto somente por ações ordinárias. Porém, esta não é a única. Por exemplo, a companhia aberta participante do Novo Mercado tem como obrigações adicionais:

» Extensão para todos os acionistas das mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle da companhia (tag along).

» Realização de uma oferta pública de aquisição de todas as ações em circulação, no mínimo, pelo valor econômico, nas hipóteses de fechamento do capital ou cancelamento do registro de negociação no Novo Mercado.

» Conselho de Administração com mínimo de 5 (cinco) membros e mandato unificado de até 2 (dois) anos, permitida a reeleição. No mínimo, 20% (vinte por cento) dos membros deverão ser conselheiros independentes.

» Melhoria nas informações prestadas, adicionando às Informações Trimestrais (ITRs) – documento que é enviado pelas companhias listadas à CVM e à BOVESPA, disponibilizado ao público e que contém demonstrações financeiras trimestrais – entre outras: demonstrações financeiras consolidadas e a demonstração dos fluxos de caixa.

» Melhoria nas informações relativas a cada exercício social, adicionando às Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs) – documento que é enviado pelas companhias listadas à CVM e à BOVESPA, disponibilizado ao público e que contém demonstrações financeiras anuais – entre outras, a demonstração dos fluxos de caixa.

» Divulgação de demonstrações financeiras de acordo com padrões internacionais IFRS ou US GAAP.

» Melhoria nas informações prestadas, adicionando às Informações Anuais (IANs) – documento que é enviado pelas companhias listadas à CVM e à BOVESPA, disponibilizado ao público e que contém informações corporativas – entre outras: a quantidade e características dos valores mobiliários de emissão da companhia detidos pelos grupos de acionistas controladores, membros do Conselho de Administração, diretores e membros do Conselho Fiscal, bem como a evolução dessas posições.

» Realização de reuniões públicas com analistas e investidores, ao menos uma vez por ano.

» Apresentação de um calendário anual, do qual conste a programação dos eventos corporativos, tais como assembléias, divulgação de resultados etc.

» Divulgação dos termos dos contratos firmados entre a companhia e partes relacionadas.

» Divulgação, em bases mensais, das negociações de valores mobiliários e derivativos de emissão da companhia por parte dos acionistas controladores.

» Manutenção em circulação de uma parcela mínima de ações, representando 25% (vinte e cinco por cento) do capital social da companhia.

» Quando da realização de distribuições públicas de ações, adoção de mecanismos que favoreçam a dispersão do capital.

» Adesão à Câmara de Arbitragem do Mercado para resolução de conflitos societários.

Além de presentes no Regulamento de Listagem, alguns desses compromissos deverão ser aprovados em Assembleias Gerais e incluídos no Estatuto Social da companhia.

Para saber mais informações, clique aqui.
Fonte: Bovespa

3) O que é preciso para investir em ações da ESTAPAR?

Para investir em ações da Estapar ou de qualquer empresa é necessário entrar em contato com uma corretora de valores. A relação das corretoras de valores que operam no Brasil está disponível no website da B3. Através do site www.b3.com.br é possível obter informações sobre o funcionamento da B3.

4) Qual o número total das ações da Estapar? Quantas estão em circulação no mercado?

O Capital Social da Estapar é composto por um total de 161.335.153 ações e 52,6% do total está em circulação no mercado, acima do patamar mínimo de 25% conforme as melhores práticas previstas no Regulamento do Novo Mercado da B3.

5) Quais os direitos concedidos aos detentores de ações da Estapar?

Por ser listada no Novo Mercado, o Capital Social da Estapar é composto integralmente por ações ordinárias nominativas (“ON”), o que garante a todos os acionistas da Companhia, de maneira equitativa:

(i) direito de voto nas assembleias gerais da Companhia, sendo que cada ação ordinária de emissão da Companhia corresponde a um voto;

(ii) direito de alienar as ações ordinárias de emissão da Companhia, nas mesmas condições asseguradas aos acionistas controladores da Companhia, no caso de alienação, direta ou indireta, a título oneroso do controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas (tag along);

(iii) direito de alienar as ações ordinárias de emissão da Companhia em oferta pública de aquisição de ações a ser realizada pela Companhia ou pelos acionistas controladores da Companhia, em caso de cancelamento do registro de companhia aberta ou de cancelamento de listagem das ações ordinárias de emissão da Companhia no Novo Mercado (salvo hipóteses de dispensa previstas no Regulamento do Novo Mercado), pelo seu valor justo, apurado mediante laudo de avaliação elaborado por instituição ou empresa especializada, de acordo com os critérios estabelecidos no artigo 4º, parágrafo 4º da Lei das Sociedades por Ações, bem como nos critérios aceitos pela CVM;

(iv) no caso de liquidação da Companhia, os acionistas terão direito de participar do acervo da Companhia, na proporção da sua participação no capital social, nos termos do artigo 109, inciso II, da Lei das Sociedades por Ações; e

(v) todos os demais direitos assegurados às ações ordinárias de emissão da Companhia, nos termos previstos no Regulamento do Novo Mercado, no Estatuto Social da Companhia e na Lei das Sociedades por Ações.

6) Qual a política de dividendos da Companhia?

Observadas as disposições aplicáveis na Lei das Sociedades por Ações, cada acionista possui o direito ao recebimento de dividendo mínimo obrigatório, em cada exercício social, não inferior a 25% do lucro líquido do mesmo exercício, ajustado nos termos do artigo 202 da Lei das Sociedades por Ações. 

Nossos acionistas também têm direito ao recebimento de dividendos adicionais e demais proventos de qualquer natureza eventualmente distribuídos por deliberação de assembleia geral ou pelo Conselho de Administração, conforme aplicável, que a Companhia vier a declarar.

7) Como o acionista da Estapar pode verificar sua posição atual, assim como o informe de rendimentos?

A escrituração das ações da Estapar é realizada pelo Banco Bradesco S.A., responsável pelo atendimento aos acionistas em sua rede de agências em todo o território nacional. Os acionistas correntistas poderão obter a posição de suas ações por meio do Internet Banking/Home Broker/Minha Conta/Consulta de Ativos Escriturais.

Para os acionistas não correntistas Bradesco cujas ações encontram-se depositadas nos livros escriturais, custódia Bradesco, a posição das ações poderá ser obtida em qualquer agência Bradesco em todo o território nacional.

Já os acionistas que possuem ações depositadas na custódia fiduciária da B3, por intermédio de uma corretora de valores, estes deverão procurar sua respectiva corretora para obter informações acerca da sua posição de ações, bem como atualização dos seus dados cadastrais.

Para usufruir de todas as vantagens proporcionadas pelas ações escriturais, cabe ao acionista manter seus dados cadastrais rigorosamente atualizados, comunicando, ao Banco Bradesco S.A., qualquer alteração de seu endereço ou de sua conta bancária para crédito de proventos.

Os Acionistas que porventura ainda detenham as antigas ações ao portador, deverão apresentar os respectivos certificados nas agências do Banco Bradesco S.A. para que seja promovida a necessária conversão em ações escriturais.

8) Quais ferramentas a ESTAPAR utiliza na comunicação com o mercado?

O time de Relações com Investidores da Estapar está disponível para atendimento aos acionistas da Companhia através dos canais abaixo:

E-mail: ri@estapar.com.br

Telefone: +55 (11) 2161-8099

Informações periódicas e eventuais também estão disponíveis no website de Relações com Investidores da Companhia, acessado através do endereço ri.estapar.com.br

A Companhia também disponibiliza informações através de:

Teleconferências de Resultados

Eventos para investidores, incluindo reuniões públicas anuais com investidores e analistas