Emílio Sanches é CEO da Estapar, ingressou em 2011 na Companhia ocupando os cargos de CFO e DRI por 11 anos. Antes de ingressar na Estapar, Emílio atuou em empresas como Galleazi & Associados, Directv e SBT. Formado em Ciências da Computação, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e Educação Executiva pela Harvard Business School.
Diretoria e Conselho
Diretoria Executiva
A Diretoria Executiva da Estapar é responsável pela administração afim de assegurar o funcionamento da Companhia e a continuidade dos negócios, tendo responsabilidades de seus cargos individuais estabelecidos pelo Estatuto Social e pelo Conselho de Administração.
De acordo com o Estatuto Social da Estapar, a diretoria pode ter até 5 diretores, eleitos pelo Conselho de Administração, para um prazo de gestão de 2 anos, sendo permitida a reeleição.
Daniel é o CFO e DRI da Estapar, ingressou na Companhia em 2017 como Gerente de Planejamento Financeiro e Relações com Investidores, posição que ocupou por 5 anos. Anteriormente, Daniel atuou em empresas como: Invista FIDC, Estre Ambiental, LOG Commercial Properties, MRV Engenharia e Coca-cola FEMSA. Formado em Administração de Empresas pela UNA-BH, com Pós-Graduação em Finanças pela UFMG e MBA Executivo no Insper.
Murillo Cerqueira é o VP Comercial e de Operações da Estapar, com mais de 18 anos no setor de estacionamentos. Possui experiência nas áreas de Operações Industriais e Novos Negócios. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Beto Costa é o Diretor de Concessões da Estapar desde 2021, ocupando anteriormente o cargo de Diretor de Mobility desde 2019. Antes de ingressar na Estapar, foi co-fundador e CEO da Loop (investida da Estapar) e Diretor de Gestão de Infraestrutura na WPR. Formado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com MBA em Logística, Operações e Serviços pela COPPEAD-RJ.
Conselho de Administração
O Conselho de Administração da Estapar é responsável pela orientação geral dos negócios, bem como da instituição, aprovação e fiscalização das políticas estratégicas definidas para a Companhia.
De acordo com o Estatuto Social da Estapar, deve ser composto por no mínimo 7 e no máximo 9 membros, sendo destes, um Presidente e um Vice-Presidente, eleitos pela maioria dos membros do Conselho.
O Conselho de Administração da companhia reúne-se, no mínimo, a cada três meses, e sempre que convocado pelo presidente ou qualquer um de seus membros.
Edwyn Neves é sócio do grupo BGT Pactual. Ingressou no banco em agosto de 2008 como membro do time de Private Equity. Antes de ingressar no BGT Pactual, trabalhou na divisão de investment banking do Credit Suisse no Brasil e foi membro da equipe brasileira de private equity do Advent International. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV SP). Não ocupa cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor.
A Sra. Lilian Marques Esteves é formada em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente envolvida na administração dos negócios de sua família. É responsável pela holding patrimonial Romanof Ltda e preside o conselho de administração da Argiano Società Agricola. Atuou como analista de sistemas na Varig Viação Aérea riograndense e ocupou cargos relacionados ao desenvolvimento de softwares em empresas locais. Formada em informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui certificação pela Harvard Business School HBX. Não ocupa cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor
Helio Francisco Alves Cerqueira é formado em Direito pela FMU, é sócio Fundador da Companhia, com mais de 30 anos de experiência no setor de estacionamentos, onde também ocupou o cargo de CEO e de presidente do Conselho de Administração. É também sócio proprietário da C+R Real Estate. O Sr. Helio é considerado conselheiro independente em observância aos critérios de independência do regulamento do segmento denominado Novo Mercado da B3. Para fins de clareza, a Companhia destaca que, embora esteja listada no segmento básico da B3, irá observar voluntariamente o critério de independência dos membros do conselho de administração, previsto no regulamento do Novo Mercado. Não ocupa cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor
Joshua Edward Livingstone é vice-presidente de investimento do grupo americano Equity International, responsável por novos investimentos, execução de negócios e gestão de portfólio. Antes de integrar a Equity International, trabalhou no HSBC com foco em avaliação de negócios e fusões e aquisições. Formado em Economia pela Universidade de Brown, com MBA pela Booth Escola de Negócios da universidade de Chicago. Não ocupa cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor.
Mariane Wiederkehr Grechinski possui sólida experiência em gestão, ocupando atualmente o cargo de CEO do Guarde Aqui SelfStorage e de Conselheira de Administração da Alphaville Urbanismo. Atuou durante 13 anos na BrMalls, ocupando diversos cargos desde o início da empresa, dentre eles a Diretoria Executiva de Desenvolvimento, M&A e Novos Negócios. Em sua trajetória trabalhou também na área de marketing do Grupo Multiplan. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Positivo, e com MBA Executivo pela FGV, também concluiu na Stanford Graduate School of Business o SEP 2019 e na Harvard Business School o programa de Liderança Executiva. Não ocupa cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor. A Sra. Mariane é considerada conselheira independente em observância aos critérios de independência do regulamento do segmento denominado Novo Mercado da B3. Para fins de clareza, a Companhia destaca que, embora esteja listada no segmento básico da B3, irá observar voluntariamente o critério de independência dos membros do conselho de administração, previsto no regulamento do Novo Mercado.
Fábio Soares de Miranda Carvalho é advogado, formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Direito pela Universidade de Cambridge. Integrou o escritório de advocacia Castro, Barros, Sobral, Gomes de 1999 a 2006. Sócio Fundador da Legion Holdings. Foi CEO da Casa & Video, de 2009 a 2015. Foi membro do Conselho de Administração das empresas Casa & Video (Presidente), Bravante S.A. (Presidente), Lojas Leader S.A. (Presidente), LIQ S.A. e Recovery S.A. Atualmente é CEO da Abril Comunicações S.A. e atua como membro do Conselho de Administração da Casa Cor (Presidente), Total Express S.A. (Presidente), Banco Pan, bem como do Conselho Deliberativo da Inovar Previdência Privada e da entidade cultural sem fins lucrativos Instituto Oficina de Cerâmica Francisco Brennand. Não ocupa cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor. O Sr. Fábio é considerado conselheiro independente em observância aos critérios de independência do regulamento do segmento denominado Novo Mercado da B3. Para fins de clareza, a Companhia destaca que, embora esteja listada no segmento básico da B3, irá observar voluntariamente o critério de independência dos membros do conselho de administração, previsto no regulamento do Novo Mercado.
Luis Filipe Lomonaco ingressou na TreeCorp Investimentos em 2010. De 2006 a 2009, atuou como CEO da Estapar [ALPK3]. Antes ele passou cinco anos na Unilever, também trabalhou para o banco Barclays, em Londres, Nea Capital, GVconsult e foi diretor do Comitê de Small Business Affairs da America Chamber of Commerce. Ocupa cargos de membro do conselho na Zul Digital, MC1, Cabana Burger, Tânia Bulhões além de ter atuado por alguns anos em posições externas como membro do conselho na ZeeDog, Innova, Hoken, IClinic e Alliar [AALR3]. Não ocupa cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor.
Carlos Peniche é Vice-Presidente do grupo de Investimentos da Equity International, responsável pela execução de negócios e gerenciamento de portfólio. Carlos ingressou na Equity International (EI) em 2023, após trabalhar como consultor na empresa por um ano. Antes da EI, Carlos trabalhou na Lexington Partners, com foco em transações secundárias e de coinvestimento em toda a América Latina. Antes da Lexington Partners, Carlos trabalhou no grupo de banco de investimento da América Latina do J.P. Morgan, com foco em diligência, avaliação e execução de fusões e aquisições transfronteiriças complexas envolvendo empresas imobiliárias, de infraestrutura, bens de consumo, varejo e telecomunicações, onde passou quatro anos com o grupo na Cidade do México e um ano em Nova York. Não ocupa cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor.
Cainã Santi Rocha é associado do grupo BTG Pactual, atua desde 2019 na área de Special Situations e Capital Solutions do BTG Pactual, anteriormente foi responsável pelo departamento financeiro dos ativos ilíquidos do banco, incluindo ativos de private equity, infraestrutura, imobiliários, florestais. Iniciou sua carreira na PwC em 2012, nas áreas de auditoria e valuation, com foco nas áreas de Energia, Serviços Financeiros e Varejo. Em 2016 foi promovido a gerente, posição que ocupou até dezembro de 2017, quando se transferiu para o BTG Pactual. Formado em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Não ocupa cargos em outras sociedades ou organizações do terceiro setor.
João Sá é Sócio do BTG Pactual e membro sênior do Time de Investimentos, com 14 anos de experiência em crédito estruturado, Private Equity, Growth Investments e Venture Capital. João é do conselho de administração de diversas companhias no setor de tecnologia e bens de consumo, como Conta Azul e OakBerry. João também é head do boostlab, programa de aceleração do BTG Pactual como estratégia de investimento em Corporate Venture Capital. Antes de ingressar na divisão de Capital Privado em 2019, João trabalhou por 6 anos no time de Crédito (Credit and securitization) do Banco BTG Pactual, onde participou de diversas operações de financiamento e turnaround em diversos setores, incluindo agronegócio, petróleo e gás, serviços, mineração, bens de consumo, varejo e empresas de tecnologia. Antes de ingressar no BTGP, João trabalhou em Investment Banking em escritório em São Paulo. João é graduado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) da Fundação Getúlio Vargas.
Comitês
O Conselho de Administração da Estapar instituiu três comitês internos de apoio, sendo eles:
O Comitê Financeiro e de Investimentos contribui para a estratégia de acompanhamento dos melhores padrões econômico-financeiros e o processo de implementação e manutenção de tais padrões na Companhia.
O Comitê deve ser composto por no mínimo 4 membros, todos indicados pelo Conselho de Administração, e com mandato de um ano, sendo permitidas reeleições.
Dentre os membros, ao menos um deve ser membro do Conselho e contará com a participação do Diretor Financeiro da Companhia.
Membro | Data de Eleição | Término do Mandato |
---|---|---|
Emilio Sanches | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Edwyn Neves | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
João Baptista Borges Pereira Cyrino de Sá | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Helio Cerqueira | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Lilian Marques Esteves | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Fábio Soares De Miranda Carvalho | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Daniel Soraggi | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Murillo Cerqueira | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Cainã Rocha | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Mariane Wiederkehr Grechinski | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Luis Filipe Frozoni Lomonaco | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
O Comitê de Auditoria contribui para a estratégia de supervisão das atividades dos auditores independentes e das atividades desenvolvidas nas áreas de controle interno, de auditoria interna e de elaboração das demonstrações financeiras da Companhia.
O Comitê deve ser composto por no mínimo 3 membros, todos indicados pelo Conselho de Administração, e com mandato de um ano, sendo permitidas reeleições. Dentre os membros, ao menos um deve ser Conselheiro Independente da Companhia, ao menos um deve ter reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária, nos termos da regulamentação editada pela Comissão de Valores Mobiliários e, um mesmo membro poderá acumular as duas características supracitadas.
Membro | Data de Eleição | Término do Mandato |
---|---|---|
Helio Cerqueira | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Ricardo Castagna | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Cainã Rocha | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
O Comitê de Inovação é órgão de assessoramento para auxiliar o Conselho de Administração, e possui como competências a avaliação de cenários, tendências comerciais e tecnológicas, recomendar e acompanhar a adoção das melhores práticas de inovação, avaliar projetos, iniciativas e propostas de investimentos da Companhia sob a ótica de inovação.
O Comitê deve ser composto por no mínimo 4 membros, todos indicados pelo Conselho de Administração, e com mandato de um ano, sendo permitidas reeleições.
Membro | Data de Eleição | Término do Mandato |
---|---|---|
Emilio Sanches | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
André Brunetta | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Luis Filipe Frozoni Lomonaco | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Mariane Wiederkehr Grechinski | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Murillo Cerqueira | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Marcelo Liberato | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Lilian Marques Esteves | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
Cainã Rocha | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |
João Baptista Borges Pereira Cyrino de Sá | Maio de 2024 | Até AGO 2026 |